top of page

Resumos

Colóquio I

 

A Educação Linguística em Língua Italiana: Políticas, Suleamentos e Novas Perspectivas em Movimento.

Cristiane Landulfo

A conferência propõe uma reflexão crítica  acerca dos referenciais euro-norte-centrados que têm balizado o ensino de línguas no Brasil ao longo do tempo, bem como pensar o lugar da/do docente de línguas, com vistas a propor o suleamento como um movimento decolonial capaz de reposicionar o Sul como um lugar legítimo de produção de saberes.

Argumentando,  por conseguinte, a necessidade de uma educação linguística suleada, que conceba a língua como prática social e como posicionamento político. Tal prisma objetiva direcionar a construção de currículos, políticas linguísticas e metodologias que fomentem, de maneira irrefutável, a equidade social, étnico-racial e epistêmica.

Desse modo, o panorama reflexivo proposto ratifica o engajamento para com uma Educação Linguística e, consequentemente, uma formação docente que acolha e prestigie a diversidade humana, linguística e cultural, superando os ditames calcados em estruturas coloniais.

​Palavras-chave: Educação Linguística, políticas linguísticas, suleamentos, decolonialidade, língua italiana.​​​​​​

Colóquio II

Linguagem-em-sociedade: um olhar para as questões étnico-raciais na Linguística Aplicada 

Glenda Melo

Nesta apresentação, partindo da premissa que a Linguística Aplicada é indisciplinar e tem como uma de suas premissas compreender os fenômenos sociais também pela linguagem, pretendo tratar da nossa responsabilidade como linguistas aplicadas/os com os silenciamentos que fazemos na linguagem sobre as questões étnico-raciais. Como estudiosos da linguagem-em-sociedade e do discurso-em-sociedade, a debate racial não escapa estes dois pilares, já que ambos dão existência a vida social articulada com a cultura, o social e a história. Pensando a partir desta perspectiva, o italiano como linguagem como performance coloca em ação raça e Interseccionalidade nas mais diversas semioses em que comparece. 

Palavras-chave: linguagem, discurso, raça, italiano, sociedade.

bottom of page